O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, será convidado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara para apresentar os programas prioritários da pasta, além de prestar informações sobre ações adotadas até agora, em especial  as relacionadas à implementação das regras de integridade e de políticas antissuborno. Um outro convite aprovado na CME pede que Silveira esclareça os motivos da indicação do advogado Raul Lycurgo Leite para a presidência da Eletronuclear.

Os dois requerimentos para ouvir o ministro foram votados pela comissão na reunião nesta quarta-feira, 19 de abril. O primeiro é do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) e o segundo do deputado Julio Lopes (PP-RJ). O parlamentar fluminense é responsável pela criação da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, e tem reclamado da indicação de Lycurgo para a presidência da estatal.

O nome do advogado ainda terá de ser avaliado pelo Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), estatal que controla Eletronuclear e Itaipu.

Hélvio Guerra

A CME aprovou ainda o requerimento do deputado Danilo Forte (União-CE) solicitando que o diretor Hélvio Guerra, da Agência Nacional de Energia Elétrica, explique declarações feitas durante o Agenda Setorial, evento promovido pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets. Ao comentar o projeto de decreto legislativo do parlamentar cearense que suspende duas resoluções da Aneel sobre sinal locacional e tarifa de transmissão, Guerra disse que o Congresso é movido por lobbies.