A UTE GNA II recebeu no último domingo, 16 de abril, a primeira das três turbinas a gás que, em ciclo combinado, irão compor a ilha de potência da usina de 1,7 GW de capacidade instalada. Fornecida pela Siemens Energy, o equipamento é considerado um dos mais importantes da planta, que prevê entrar em operação comercial no início de 2025. As três turbinas a gás da classe HL oferecem mais de 60% de eficiência com os menores níveis de emissão de carbono quando comparadas às UTEs em operação no país.
Fabricadas na Alemanha, cada turbina tem capacidade nominal de mais de 350 MW, pesando cerca de 310 toneladas, com 11,9 metros de comprimento e 5,3 metros de altura. Em fevereiro, o equipamento partiu da fábrica de Berlim diretamente para o Terminal Multicargas – T-MULT, localizado no Porto do Açu, a cerca de três quilômetros do canteiro de obras da usina. A segunda turbina está prevista para chegar ao Porto do Açu no próximo mês.
A ilha de potência da usina tem três turbinas a gás, uma turbina a vapor, quatro geradores e três caldeiras de recuperação de calor à vapor, além de outros sistemas. Os demais equipamentos desse setor chegarão ao empreendimento até junho desse ano.
As obras da UTE GNA II foram iniciadas no final de 2021 e contam com mais de 65% de atividades já concluídas. O projeto encontra-se na fase de montagem eletromecânica e preparação das áreas para receber os equipamentos. No início de 2024 está previsto o início do período de comissionamento.