A Copel está expandindo o Programa Rede Elétrica Inteligente a Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A partir da próxima segunda-feira, 24 de abril, eletricistas farão a troca dos medidores convencionais por 60 mil modelos digitais e inteligentes, sem custo para o consumidor. Os novos equipamentos emitem sinais em tempo real para o centro de operações da companhia, agilizando o atendimento nos casos de falta de luz.
O programa também já está em fase de conclusão em Araucária e Contenda, ambas com mais de 80% das implementações finalizadas. Os próximos municípios a receberem a nova tecnologia são Mandirituba, Quitandinha e Piên. Para a Copel os novos medidores são peças-chave para a transformação dos centros urbanos em cidades inteligentes. Iniciado em 2021, 73 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do estado já foram contemplados com as ações, que avançam agora para mais 28 cidades da Região Metropolitana, Campos Gerais e Ilha do Mel.
Nesta nova etapa serão instalados ao todo 511 mil novos equipamentos, ao longo dos próximos dois anos. Toda a operação será automatizada e os serviços rotineiros de leitura de energia, bem como o corte e a religação em casos de inadimplência, serão realizados de forma remota, como já acontece nas localidades atendidas no Sudoeste.
Aplicativo
O consumidor que já possuir um medidor inteligente instalado e em completo funcionamento pode acessar a nova funcionalidade no aplicativo da concessionária. A opção “rede elétrica inteligente” mostra a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estima o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura. No entanto, a funcionalidade é liberada somente depois que a Copel finaliza a instalação de todos os medidores no município.