Visando integrar caminhões elétricos à sua frota, a Ambev instalou uma estação com três carregadores exclusivos para a recarga rápida dos veículos na cervejaria localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A estrutura completa foi fornecida pela Raízen, que oferece a solução Shell Recharge em estações de alta potência (150 kW), sendo capaz de recarregar os veículos em até 60 minutos.

O acordo entre as empresas prevê incialmente o fornecimento anual de 480 MWh de energia renovável. Além de otimizar o serviço logístico da companhia, a Ambev estima que a redução no consumo de diesel pode chegar a 110 mil litros por ano. Cerca de 20 caminhões irão utilizar a tecnologia no local, com a energia vindo de fontes ambientalmente mais amigáveis e certificadas de que ajudam a reduzir cerca de 300 toneladas de CO2 por ano.

O projeto integra o conjunto de práticas que a Ambev vem adotando para avançar em sua jornada de ação climática, um dos pilares que compõem sua estratégia ESG. Até 2025, a companhia assumiu o compromisso de ter 100% de eletricidade comprada advinda de recursos renováveis, com 98% da meta já concluída, além de reduzir 25% das emissões de carbono em toda cadeia de valor, chegando até o momento em 17%.

No ano passado, a empresa anunciou o plano global em se tornar Net Zero, reduzindo as emissões líquidas de carbono dos escopos 1, 2 e 3 até 2040. Já a Raízen segue avançando com o seu programa de eletromobilidade ao expandir a rede de recarga rápida Shell Recharge em postos Shell e hubs de recarga. Os pontos podem recarregar até 80% da bateria em aproximadamente 35 minutos.