A Eneva reforça seu investimento em startups e realizou o aporte de mais de R$ 5,5 milhões na Sunne, na qual, em 2021, já havia aplicado R$ 1 milhão, numa parceria com o grupo de investidores GVAngels. Com essa iniciativa, a companhia avança em sua trajetória de comercialização de energias renováveis.
De acordo com a Eneva, a Sunne negocia energia limpa e sustentável a pequenos e médios consumidores por meios flexíveis de contratação. Na prática, ela negocia eletricidade produzida a partir de fontes renováveis e distribui essa capacidade como crédito aos seus clientes. O valor correspondente a esse volume de energia é descontado na conta de luz desse cliente, o que garante uma economia de até 20% ao mês.
A Sunne conecta consumidores finais de energia de pequenos e médios negócios com geradores parceiros, por meio de soluções inovadoras de comercialização, utilizando plataformas digitais. A startup tem dois produtos: o marketplace, no qual faz a prospecção comercial dos consumidores; e o SaaS, plataforma proprietária responsável pela gestão comercial entre clientes e empresas de energia.
Um dos principais focos da empresa, segundo a Eneva, é o Nordeste do país, onde opera fortemente no marketplace. A região é também uma prioridade para a Eneva, que, neste ano, vai inaugurar o complexo solar Futura I, no município de Juazeiro, na Bahia. Apenas esse ativo é capaz de abastecer 1,5 milhão de residências. Sua capacidade instalada é de 670 MW.