A CGT Eletrosul iniciou a concretagem dos primeiros aerogeradores do parque Coxilha Negra, de 302,4 MW de potência prevista em Sant’Ana do Livramento (RS). Em cada estrutura são destinadas 47,3 toneladas de aço e 438 m³ de concreto, totalizando 20 metros de diâmetro e 3,35 metros de altura. Os trabalhos foram conduzidos por uma empresa contratada, sob coordenação do Departamento de Engenharia de Geração da subsidiária da Eletrobras.

Além das turbinas, as atividades envolvem também as duas subestações coletoras, que, segundo a companhia, avançaram consideravelmente neste ano. Na SE Coxilha Negra 2 foi concluída a terraplenagem e iniciada a concretagem das fundações dos pórticos. Já em Coxilha Negra 3 segue em execução a terraplanagem. A construção das fundações da linha de transmissão também é outra etapa iniciada após a publicação da Licença de Instalação (LI), no mês de março.

Além disso, a empresa informa que foi realizada em 18 de abril a última detonação em rocha para conformação das inclinações máximas admissíveis para transporte dos aerogeradores pelos acessos externos.  As obras foram iniciadas em agosto de 2022 e a operação está prevista para 2024, numa área de 8.644 hectares. O investimento no projeto é de R$ 2 bilhões.