A Secretaria de Hidrogênio Verde do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) anunciou a criação de uma Coordenação Estadual no Ceará para o desenvolvimento desse novo mercado. A ideia é que o grupo de trabalho apoie as esferas de governo no estabelecimento de marcos regulatórios no Nordeste e no Brasil, orientada por três grandes eixos temáticos: financiamento, relação com agentes regulatórios e ambientais, além das demandas do setor produtivo do estado, criando formas de impulsionar essa indústria.

O colegiado será composto por três executivas: Cibele Gaspar trará sua experiência na atuação no Banco do Nordeste com foco em Project Finance de projetos de infraestrutura; Laíz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais, tem mais de 17 anos de atuação e irá se concentrar nas questões ambientais que envolvem os projetos já anunciados no Porto do Pecém; e Silla Motta, CEO da Donna Lamparina e mais de 25 anos no setor elétrico, fará a consultoria em fontes renováveis para os clientes corporativos.

O secretário de Hidrogênio Verde do INEL, Luiz Piauhylino Filho, explica que a nova coordenação tem o propósito de se aproximar de todos os agentes estaduais do Ceará que empreendem esforços para os projetos anunciados no Porto do Pecém. O trabalho contará com apoio do Secretário e do Vice-Secretário de Hidrogênio Verde do instituto, Frederico Freitas, que terão o papel de estabelecer canais de comunicações entre as demandas do estado e as articulações que o INEL já desenvolve com o Poder Executivo e o Congresso Nacional em Brasília.