Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem terminar o mês de maio com volume de 88,2%, de acordo com dados da projeção inicial do Programa Mensal de Operação para o período. Na região Nordeste, os níveis devem ficar em 88,7%. Na região Norte, o volume armazenado será de 71,9%. Já o Sul terá o menor volume, de 64,6%.
A perspectiva de variação da carga em maio na região Norte, que não teve os números divulgados no primeiro dia da reunião do PMO, é de variação positiva de 13,6%.
A passagem de uma frente fria pelo Sul traz chuvas nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e em pontos isolados do rio Paranapanema e do trecho incremental a UHE Itaipu. Nas bacias da região Norte, as pancadas de chuva e pontos isolados permanecem.
De acordo com o ONS, na comparação com os valores esperados para essa semana operativa, é possível prever recessão nas afluências do Sudeste/Centro-Oeste e Sul e estabilidade no Nordeste e Norte. A previsão mensal para maio indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para o Sul e Nordeste e ainda continua acima da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste e Norte.
A previsão mensal da Energia Natural Afluente no SE/CO é de 41.593 MW med, o equivalente a 104% da MLT. No Nordeste, a ENA chega a 3.574 MW med, o mesmo que 52% da MLT. A ENA no Sul deve chegar ao fim do mês com 7.083 MW med, que corresponde a 83% da MLT, enquanto no Norte a ENA fica em 24.511 MW med. A média semanal do Custo Marginal da Operação fica zerada em todos os patamares de carga e submercados.
GD
O relatório do PMO passa a incorporar, nas análises de carga, os montantes de geração da micro e minigeração distribuída a partir desta edição. De acordo com o ONS, diante da expansão desse tipo de carga em todo o país, é essencial passar a considerar este fator, pois traz maior assertividade na coordenação das atividades para o pleno atendimento das demandas do SIN, em especial nos momentos em que geração pela MMGD é reduzida, como nos dias nublados e no período noturno. Para o mês de maio, o bloco de MMGD considerado será de 2.917 MW med.