O Grupo Safira firmou uma parceria em mobilidade elétrica, para criação de uma rede de eletropostos no Condomínio Empresarial Brascan, um dos edifícios de Alphaville, na capital paulista. O objetivo inicial é validar o trabalho conjunto com a locadora de veículos elétricos Weble, que projeta carros especialmente para motoristas de aplicativos, entendendo e resolvendo as necessidades energéticas da operação na medida em que a empresa coloca mais veículos em rota, além das potencialidades que o hardware e software da scaleup GreenV podem agregar valor a um modelo de negócios viável.
Atualmente a Weble possui 12 motoristas atuando em caráter experimental, em seis veículos por três turnos e com quatro carregadores nesta primeira base operacional. Contudo, a ideia é atuar de forma escalável, com a Safira buscando novos parceiros que desejem a participação num modelo de cocriação e para um mercado que irá demandar um aumento da oferta de energia renovável e econômica para evitar a sobrecarga do sistema nacional.
“Para novas oportunidades em eletromobilidade estamos procurando empresas que já possuam outros tipos de veículos elétricos comerciais, como furgões compactos, furgões, veículos urbanos de carga (VUC´s) e caminhões-toco do tipo semi-pesado 4×2, entregando novo valor agregado às empresas expandindo a rodagem destes veículos que hoje se limitam à autonomia da bateria”, pontua o Head de Inovação & Corporate Venture do Grupo Safira, Fabio Zoppi.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em dezembro de 2022, a frota circulante de carros com algum tipo de eletrificação é de pouco mais de 126 mil unidades, e de 13.294 unidades quando considerados os automóveis 100% elétricos. A redução gradativa do uso de combustíveis fósseis vem ganhando velocidade em todo o mundo. No último mês de fevereiro, o Parlamento Europeu aprovou um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos movidos a gasolina e diesel. A medida passa a valer em 2035.