A Companhia Energética Integrada (CEI) assinou um memorando de entendimentos (MoU) com a Porto Central para a construção de plantas de energia fotovoltaica e de produção de hidrogênio verde. A meta é que as plantas nesta primeira fase estejam operacionais até 2026, com investimento previsto de R$100 milhões.
A parceria permitirá que as empresas conduzam os estudos de viabilidade, licenciamento, instalação e construção da planta que terá a capacidade de produzir até 300 toneladas de hidrogênio verde e até 1.700 toneladas de amônia verde anualmente, a partir da usina solar fotovoltaica com capacidade de 10MWp.
Além disso, com o projeto escalável e que deverá se integrar ao hub de energia verde, uma das áreas prioritárias do porto, poderá haver expansão da capacidade produtiva ao incrementar novas unidades de eletrolisadores e aumentar a geração de energia solar.
Segundo comunicado do Porto Central, o hub tem atraído atenção de grandes players, pois combina alto potencial para geração de energia renovável, com parques eólicos e solares, a uma posição geográfica privilegiada para atender ao mercado consumidor doméstico de energia verde e polos industriais locais e internacionais.