A Audi do Brasil e a Porsche Brasil anunciam uma parceria com a Raízen para a ampliação da rede de carregamento para veículos elétricos no país. A iniciativa conjunta recebeu investimentos de cerca de R$ 24 milhões e instalará um total de 20 carregadores rápidos, prioritariamente em postos Shell, até março de 2024, como parte do programa global Shell Recharge.

A nova rede de recarga será formada por carregadores rápidos de 150 kW, que carregam os veículos das fabricantes alemãs de zero a 80% em aproximadamente 30 minutos, apontou a Raízen.

Por meio do aplicativo Tupinambá, os clientes das marcas poderão reservar um horário para o carregamento e realizar o pagamento digitalmente, serviços que permitem o planejamento do momento mais conveniente para recarga do veículo, evitando eventuais filas. Os clientes também terão acesso aos demais pontos de recarga que estão sendo implantados pela Raízen dentro do programa de eletromobilidade Shell Recharge.

Em 2022, a Raízen lançou o programa global de recarga rápida no Brasil e Argentina. Segundo a companhia, a meta é atingir globalmente 2,5 milhões de pontos de recarga até 2030. No médio prazo, o objetivo é expandir  na América Latina. Até o primeiro trimestre de 2023 ampliou a rede no Brasil, Argentina e Paraguai através de uma plataforma única.