A Taesa energizou no último dia 02 de maio o trecho LT Livramento 3 (Santa Maria 3 e SE Santa Maria 3 do empreendimento Sant’Ana Transmissora de Energia). Segundo a companhia, assim que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) conceder o termo de liberação desta instalação, Sant’Ana receberá uma receita anual permitida (RAP) adicional de cerca de 27,4% da RAP total do empreendimento, aproximadamente R$ 21 milhões, retroativo a 2 de maio de 2023.
Com a liberação, Sant’Ana passará a receber quase 83% da sua RAP total, já contando com as energizações parciais ocorridas em 2022. Sant’Ana é um empreendimento do lote 12, do leilão de transmissão nº 004/2018, realizado em dezembro de 2018, 100% controlada pela Taesa. Sant’Ana apresenta uma RAP total de R$ 77 milhões para o ciclo 2022-2023 (adicionada de PIS/COFINS).
Localizado no estado do Rio Grande do Sul, o empreendimento conta com uma extensão de aproximadamente de 591 km de linhas de transmissão. O prazo estipulado pela Aneel para a sua energização é julho de 2023, alterado após publicação da Resolução Autorizativa Aneel nº 8.926/2020, que conferiu quatro de meses de postergação da entrada em operação comercial como medida de enfrentamento dos efeitos da pandemia.
Novo diretor financeiro e de relações com investidores
A conselho de administração da Taesa elegeu Rinaldo Pecchio Jr. como o novo diretor financeiro e de relações com investidores, que tomará posse do cargo no dia 15 de maio de 2023.
Rinaldo Pecchio Jr. é graduado em economia pela Unicamp e em ciências contábeis pela Puccamp e possui MBA em finanças pela IBMEC. O executivo possui mais de 30 anos de carreira e atua como CFO desde 2004.
Após a posse de Pecchio Jr, o diretor presidente da companhia, André Augusto Telles Moreira, deixa de cumular interinamente o cargo de diretor de relações com investidores e Leonardo Bonorino Gonçalves deixa de cumular interinamente o cargo de diretor financeiro, permanecendo como gerente executivo de planejamento e controle da Taesa.