Um projeto de P&D das termelétricas capixabas da Tevisa e Linhares Geração atingiu com sucesso o objetivo de aumentar a potência e eficiência na produção de energia elétrica a partir de gás natural. Realizados em uma da 24 unidades geradoras da UTE LORM, os testes de performance demonstraram que a recuperação da energia oriunda dos gases de exaustão para resfriamento do ar de admissão pode aumentar a capacidade de geração em mais de 10%.
Sob alcunha de CRATOS (Chiller as Recovery Alternative Technology for Optimization of System), o sistema térmico experimental contou com R$ 8 milhões em investimentos e foi concebido com o propósito de promover melhoria do desempenho de um motor de combustão interna de grande porte, numa parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e apoio de professores do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
De acordo com a Linhares Geração, o sistema foi instalado como um piloto a partir de outubro de 2022 e os testes iniciados em fevereiro de 2023, em março testes de comissionamento foram realizados, e em abril foi testada a performance com o sistema em plena carga, quando a UG01 teve constatada o aumento de sua potência de 8,5 MW (nominal do fabricante) para 9,6 MW.
O engenheiro responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do grupo empresarial que dirige as usinas, Rogério Almeida, comemorou os avanços e disse que o próximo passo é analisar se há condições de elevar ainda mais esta potência, para mais próxima de 10 MW. “Estamos ponderando a realização de mais uma rodada de testes e os estudos de viabilidade técnica e econômica irão nos indicar se poderemos, e como, replicar o sistema às demais unidades geradoras”, conclui.