Nesta sexta-feira, 05 de maio, o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, defendeu a expansão das linhas de transmissão para escoar a energia gerada na região para o restante do país e a prorrogação das outorgas concedidas às empresas do setor de energias renováveis na região.
“Já solicitamos ao presidente Lula para que sejam prorrogadas pelo período de pelo menos 36 meses as outorgas às empresas que apresentaram projetos até o dia 02 de março de 2022. Dessa forma poderemos conciliar o início das operações dos empreendimentos com a entrada da operação das linhas de transmissão que serão leiloadas nos próximos meses previstos para serem concluídos entre 2028 e 2030”, disse Azevêdo.
Ele ainda solicitou a retomada de incentivos por meio das tarifas de uso do sistema de transmissão e distribuição nordestino. “Não podemos parar o ciclo de desenvolvimento do nordeste do Brasil, nós precisamos unir esforços para continuarmos no caminho do protagonismo econômico e social e contamos com a sensibilidade do Governo Federal que já nos demonstrou a intenção e determinação de reconstruir o Brasil a várias mãos”, ressaltou.
O governador também citou a importância da competitividade e que os novos leilões de transmissão irão permitir ao nordeste a exportação de energia. “Atraímos para cá o mercado internacional e conquistamos grandes investimentos que geram emprego, renda, qualidade de vida e novas oportunidades. Aqui estamos os nove estados da região e representamos quase 60 bilhões de brasileiros que fizeram o Brasil respirar novos ares no nordeste e somos parte da solução, somos os maiores geradores de energias renováveis”, finalizou.