O Operador Nacional do Sistema Elétrico apresentou a primeira revisão do Programa Mensal da Operação de Maio. E, com ela, a boa perspectiva dos reservatórios, que devem terminar o mês acima de 80%. No Norte, a expectativa é chegar ao dia 31 com 100% da capacidade. Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste devem ficar com mais de 88% e o Sul com 84,3%. A vazão continuará forte no Norte e SE/CO com medições acima da média de longo termo do mês, 112% e 101%, respectivamente. No Sul, as vazões ficam em 74% e no Nordeste, em 55%.
A carga, por sua vez, cresce um pouco menos do que o previsto inicialmente. Agora, o ONS espera uma alta de 3,4%, com 71.975 MW médios. No Sudeste/Centro-Oeste, a previsão é de crescimento de 1,8%, enquanto no Sul e Nordeste, de 2,7% e 4,5%, respectivamente. Na região Norte, a alta prevista é de 13,6%, ainda influenciada pela retomada de um consumidor livre da rede básica do setor de alumínio, que vem ocorrendo de forma gradativa ao longo dos últimos meses.
O Custo Marginal de Operação continua zerado em todos os subsistemas, influenciado pelas boas vazões e armazenamento. Com isso, o despacho térmico fica limitado a inflexibilidade das usinas, somando 4.567 MW médios.