A Eneva e a White Martins fecharam acordo para a formação de uma empresa para a geração de energia solar pelas suas subsidiárias SPE Futura 1, 3 e 4, que fazem parte do Complexo Solar Futura I. A Eneva fornece a energia para a sua sócia White Martins consumir em suas unidades produtivas. O montante total do contrato para a geradora é de R$ 2,28 bilhões. O acordo se estende de 2023 a 2035 e o valor será ajustado ao longo do contrato pelo IPCA, referente à venda de 100,6 MW médios nesse período.

Com esse acordo, aponta a Eneva, do total de seis SPEs do Complexo Solar, quatro já possuem contratos de venda na modalidade de autoprodução. O complexo possui 671 MW de capacidade instalada, foi adquirido junto à Focus Energia em março de 2022. À época, o projeto ainda estava em construção e a companhia assumiu e concluiu a construção do parque solar que, atualmente, encontra-se em fase de operação em teste.

A aquisição trouxe um pipeline de mais dois projetos solares licenciados, Futura II e Futura III, que poderão adicionar 2,3 GW de capacidade instalada.