A vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro, foi eleita para ocupar a presidência do Conselho de Administração do ONS no período de 2023-2024. A escolha ocorreu na 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração do órgão, realizada nesta quarta-feira, 10 de maio.

Solange é a primeira mulher a ocupar o principal posto do Conselho do ONS em quase 25 anos de existência. Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding. Os dois executivos foram eleitos em votação unânime e têm mandatos de um ano de duração, podendo ser reconduzidos.

A executiva da Neoenergia era vice-presidente do Conselho de Administração do ONS, é engenheira eletricista pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado pela PUC-Rio e é uma das representantes da categoria Consumo no Conselho de Administração do Operador. Entre 2012 e 2017, foi presidente da Neoenergia, companhia na qual ingressou em 2004. É

Haddad é um dos representantes da categoria Transporte no Conselho de Administração do ONS. Atualmente, é vice-presidente da State Grid Brazil Holding, onde trabalha desde 2011. Na sua trajetória, atuou por 17 anos na Cemig. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela PUC-MG e em Gerenciamento de Projetos com metodologia PMI.

O Conselho de Administração do ONS é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias Produção (10), Transporte (8) e Consumo (10), além de dois representantes do Ministério de Minas e Energia – MME, dois representantes indicados pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho de Administração do ONS.