A Siemens Energy fechou um contrato de R$ 1 bilhão com Furnas para modernização de toda infraestrutura da linha de transmissão entre Itaberá e Ivaiporã, que conecta a geração de energia da UHE Itaipu (14 GW, Brasil/Paraguai) aos estados de São Paulo e Paraná. Instalada há mais de 30 anos, a LT é considerada uma das mais estratégicas do país, atendendo centenas de milhares de pessoas. O projeto tem previsão de entrega para 2026 e será executado em regime turnkey, com a empresa assumindo o fornecimento de engenharia, equipamentos, instalação e comissionamento.
O acordo consiste no fornecimento de novos bancos série de compensação reativa, ou Fixed Series Capacitors (FSC), equipamentos de suporte operacional utilizados para garantir maior estabilidade ao sistema elétrico, ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade de transmissão e diminuem a possibilidade de quedas de energia ou risco de apagão. Ao todo, serão substituídos nove bancos que totalizam 9.945 MVAr de potência reativa, ao longo de mais de 800 km.
Segundo a companhia, a modernização da infraestrutura dependerá de forte engenharia, planejamento e fornecimento de tecnologia que garanta menos, e mais curtos, desligamentos do sistema, o que envolve ampla mitigação de riscos e atendimento aos requisitos regulatórios. Os bancos de capacitores serão fabricados no Brasil, onde está localizada a fábrica e o centro de competência da multinacional para esta solução.
A iniciativa começou há cinco anos, quando foi iniciado o mapeamento e o monitoramento da infraestrutura de rede instalada no Brasil, com o objetivo de identificar ativos a serem recapacitados e modernizados. No escopo está a concepção do projeto, incluindo os estudos de viabilidade técnica e comercial para embasar a decisão da Aneel de emitir uma resolução autorizativa para atualização do contrato de concessão.