O superintendente de fiscalização técnica dos serviços de energia elétrica da Aneel decidiu restabelecer a operação comercial da primeira turbina de 5,2 MW da PCH Santa Carolina, localizada entre os municípios gaúchos de André da Rocha e Muitos Capões e de titularidade da Carolina Geração de Energia Ltda. A usina possui mais uma unidade, totalizando 10,4 MW.

Segundo o processo, a segunda unidade geradora teve a quebra do seu eixo no final de maio de 2022, causando danos no mancal guia e no gaxeteiro do lado não acoplado, com o rompimento provocou uma inundação na sala de máquinas envolvendo os geradores, unidades hidráulicas e os painéis elétricos.

A ocorrência afetou o balanceamento do conjunto eixo/rotor da primeira turbina, com a companhia pedindo então a suspensão comercial das unidades como forma de aumentar a segurança operacional e confiabilidade das máquinas e equipamentos para realizar melhorias na usina, fazendo revisão geral nos hidromecânicos, inspeção no túnel de adução, aumentando a disponibilidade do ativo e entrega da energia média.