O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discutiu com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, a pauta do governo brasileiro para a 18ª reunião da Cúpula do G20. O encontro multilateral está previsto para o fim do ano, em Nova Delhi, na Índia, e o  MME tem  participado de reuniões técnicas preparatórias para o encontro, organizadas pelo MRE .

Segundo nota do Ministério de Minas e Energia, o governo brasileiro pretende dar maior visibilidade à bioenergia, tanto na reunião principal do G20 Energia, quanto na Clean Energy Ministerial (CEM) e na Mission Inovation (MI), os dois maiores fóruns de energia limpa do planeta. Para isso, tem mantido diálogo permanente com o governo indiano e também com os Estados Unidos, que é o maior produtor mundial de etanol.

Além das vinte maiores potências econômicas mundiais que integram o G20, o encontro terá esse ano a participação de dez países convidados para debater a transição energética. Alexandre Silveira ressaltou no comunicado que a intenção do governo é realizar articulações internas e internacionais já a partir de julho de 2023, até setembro de 2024, preparando o Brasil para assumir a presidência do grupo.