A Voltalia, o governo do estado do Ceará e o Porto de Pecém (CIPP) assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de impulsionar o nordeste brasileiro na produção e exportação de hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol. Entre as iniciativas que devem ser realizadas no âmbito do acordo está a capacitação de mão de obra local, a estruturação de um supply chain adequado e condições otimizadas para uma unidade de produção dentro da zona de processamento de exportação (ZPE) do CIPP.
Além disso, o complexo possui uma parceria estratégica com o Porto de Roterdã, principal hub de importação de hidrogênio da Europa, o que possibilita a viabilização da logística e distribuição do gás para outros países que buscam reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.
Em nota a Voltalia destacou que a região possui uma grande abundância de fontes solar e eólica altamente competitivas, e tem tudo para se posicionar de forma ambiciosa no mercado global de geração de H2 Verde com preços atraentes e um produto de baixa intensidade de carbono.