A CPFL Energia está avaliando uma possível compra da distribuidora cearense Coelce junto ao Grupo Enel. Em teleconferência ao mercado na manhã dessa sexta-feira, o CEO da companhia, Gustavo Estrella, disse que as equipes técnicas estão olhando para o ativo, que representa a terceira maior concessionária do Nordeste em volume distribuído, fornecendo energia elétrica nos 184 municípios do Ceará e contando com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras.
“Há um processo aberto de venda e estamos em análise, podendo ser eventualmente uma boa oportunidade de crescimento na distribuição”, pontuou o executivo. Segundo exposto pela Enel, a venda da concessão do Ceará tem como objetivo ampliar o foco nas redes das megacidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com a expectativa de que a operação seja finalizada até o fim desse ano.
Sobre a renovação das outorgas de distribuição, Estrella ressaltou as falas públicas do ministro Alexandre Silveira, de que o processo acontecerá sem onerosidade, e que a relação com o governo é de diálogo aberto para definição das condições, estando para ele mais do que claro que faz sentido a visão e perspectiva de longo prazo para o segmento.
“Existe hoje uma regulação madura e bem executada pela Aneel, o que traz clareza de que as empresas rodam sempre dentro das margens regulatória, considerando uma regulação que se dá pelo incentivo”, avalia, afirmando que a expectativa é encerrar esse assunto antes do final de 2023.