A revisão semanal do Programa Mensal de Operação mostra uma relativa estabilidade ante os números apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico na semana passada. A projeção de carga recuou levemente 0,1 p.p para crescimento de 3,3% na comparação com mesmo mês de 2022.

Já a projeção de afluências mostra uma leve queda na expectativa de energia natural afluente no maior submercado do país, o Sudeste/Centro-Oeste, antes era esperado vazões de 101% e agora está em 94% ao fechamento de maio.

Com esses dados a previsão do nível dos reservatórios para o dia 31 deste mês indica a continuidade dos volumes acima de 80% em todo o país sendo o Norte o destaque com 100% da capacidade armazenável ocupada.

Como consequência, a expectativa é de que a geração térmica na semana que se inicia neste sábado, 13 de maio, é de um despacho de 4.397 MW médios, todo ele por inflexibilidade declarada pelas geradoras.

Em termos de meteorologia, relatou o Operador, na semana encerrada nesta sexta-feira, ocorreram totais elevados de precipitação nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai além de chuva fraca na bacia do rio Iguaçu e precipitação na bacia do rio Madeira. Já na semana que se inicia, a precipitação fica restrita aos trechos baixos das bacias dos rios Tocantins e Xingu.