A EDP iniciou a operação da Subestação de Distribuição (SD) Palmito, em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo. Erguido em uma área de 4 mil metros quadrados com investimentos de R$ 4,5 milhões, o empreendimento irá beneficiar cerca de 30 mil habitantes de Jaguaré e São Mateus com dois níveis de tensão (69/13,8 kV) e dois transformadores de 2,5 MVA de potência, totalizando 5 MVA, distribuídos em dois alimentadores de média tensão.

A unidade é 100% digitalizada e conta com sistema de automação e supervisão, além de toda sua iluminação contar com lâmpadas LED, garantindo maior eficiência. Todas as subestações da companhia são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Carapina, na Serra (ES), de onde é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos mais de 1,7 milhões de clientes.

Investimento recorde

Apenas no segmento de distribuição, a EDP está realizando um investimento recorde de cerca R$ 4 bilhões no Espírito Santo entre 2020 e 2025, praticamente o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020.

O aporte tem como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atuação, além de melhorias operacionais, redução de perdas com o combate ao furto de energia e investimento em digitalização e atendimento ao cliente.