O Grupo Comerc Energia realizou uma campanha de neutralização da pegada de carbono oriunda do consumo doméstico dos seus colaboradores, resultando em 712 I-RECs emitidos e representando um total de 32% da força de trabalho da empresa. De acordo com o Instituto Totum, órgão responsável pela certificação de todo I-REC comercializado no Brasil, a iniciativa de conceder certificados à pessoa física é pioneira no país e mostra a importância da conscientização de todos para as práticas sustentáveis.
Foram neutralizadas 89 toneladas de CO² na campanha, equivalente à emissão de um automóvel rodando por aproximadamente 600 mil km com gasolina, conforme cálculos do Instituto. Para a Comerc, a pandemia e o surgimento do trabalho híbrido ou de casa fez o consumo de energia residencial também ser concebido como oriundo da atividade profissional, tendo decidido então neutralizar a emissão dos trabalhadores sem nenhum custo. Os interessados enviaram uma conta de luz e a companhia calculou uma média de gasto anual de cada um, assim como a quantidade de certificados I-REC necessários.
A cada MWh de energia não rastreada, a empresa ou a pessoa adiciona na “conta” de sua pegada de carbono cerca de 125 kg de CO₂. Ou seja, em uma residência de padrão médio no Brasil, com consumos de 2 a 4 MWh por ano, pode ser considerado que a iniciativa possibilitou a redução da pegada de carbono na ordem de 375 kg de CO2 por funcionário ao longo do ano.