A Viridian Ecoenergia inaugurou uma usina solar de 3 MWp em formato carport em Sorocaba, interior de São Paulo. O empreendimento contou com investimentos da ordem de R$ 21 milhões entre 4.589 módulos fotovoltaicos de 655 W e capacidade de produzir 4.500 MWh/ano, energia suficiente para suprir o consumo médio de 2 mil residências populares.
Nos cálculos da empresa esse é o maior estacionamento para veículos com painéis solares em telhado do Brasil, sendo distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados, com 14 mil metros quadrados cobertos por painéis solares sob uma estrutura metálica em forma de colmeia, totalizando 56 toneladas de aço utilizadas em 789 vagas cobertas. Desse montante 37 estarão incialmente preparadas para recarga de veículos elétricos.
A cobertura abrange parte da faixa de circulação de veículos, ampliando a área produtiva. Com isso, a previsão é de que a usina tenha um ganho significativo de 30% a mais do uso do terreno, revertendo em produção de energia e mais economia. Foi informado também que o ativo possui um potencial de economia que ultrapassa R$ 300 mil mensais, podendo gerar retornos superiores a R$ 100 milhões ao longo dos próximos 30 anos, que é a durabilidade dos módulos fotovoltaicos importados da China.
Central de inteligência e recarga de veículos aéreos
O projeto ainda conta com uma central de inteligência com dois andares e ampla visão do perímetro do estacionamento. A estrutura abriga toda a parte eletrônica da usina, com ambiente climatizado para garantir a eficiência máxima dos inversores. Segundo os especialistas da Viridian, esse é um diferencial do ativo, pois em geral esses aparelhos são instalados no campo, próximo das placas e expostos às variações climáticas.
“As placas são conectadas aos inversores por cabos que chegam a essa central de inteligência por meio subterrâneo. Os inversores são mantidos a 25° C, garantindo o máximo desempenho mesmo nos momentos de altíssima temperatura na área externa, onde teriam uma queda de até 20% na produção de energia, explica o diretor da Viridian Ecoenergia, Luiz Cláudio Rosa.
Outro diferencial reportado da central de inteligência é que ela foi projetada para permitir que a usina seja expandida em área e em capacidade de geração de energia. Foi criado o conceito de estacionamento para veículos com rodas, mas há a previsão de receber e guardar veículos elétricos aéreos, além de abastecê-los no local, como se fosse uma “marina” para os veículos do futuro.
Na previsão da companhia essa tecnologia deve começar a entrar no Brasil em 2026. No caso a empresa responsável pelo desenvolvimento dos veículos eVTOLs no Brasil é a EVE Air Mobility, spin-off da Embraer e com sede nos Estados Unidos. A empresa já vem comercializando uma quantidade grande destes veículos e também estimulando e auxiliando os stakeholders referente às necessidades de infraestrutura para suportar as operações de eVTOL.
Durante a execução do projeto de carpot solar de Sorocaba, as vagas foram projetadas para ficarem 12,5 m de distância umas das outras, e como a envergadura destes veículos elétricos aéreos é de 12 m, viabiliza a usina para atuar também no reabastecimento deste tipo de veículo.