O Grupo CPFL Energia, representado por suas quatro distribuidoras, CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE, divulgou que entre janeiro e março de 2023 foram registradas 1.404 colisões de veículos contra postes de energia nos municípios da sua área de concessão. O levantamento aponta ainda que Campinas, com 60 ocorrências, Ribeirão Preto e Jundiaí, ambas com 58, foram as cidades com o maior número de casos detectados.
Segundo a companhia, o número total de colisões é 5,5% inferior ao registrado no primeiro trimestre de 2022, quando foram computados 1.487 postes de energia abalroados. No entanto, sob o mesmo comparativo, algumas cidades apresentaram um crescimento considerável na quantidade de casos. Campinas, por exemplo, saiu de 49 ocorrências, em 2022, para 60, em 2023, um número 22,4% superior. Ribeirão Preto e Jundiaí apresentaram queda de 13,4% e 14,7%, respectivamente, mas seguem em patamares elevados.
A CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, e aproveitando as iniciativas do ‘Maio Amarelo’, listou algumas iniciativas para evitar acidentes no trânsito, como manter o veículo com a manutenção em boas condições; não dirijir sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica; respeitar sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário; entre outras dicas. Para saber mais sobre a campanha Guardião da Vida, acesse o site: https://guardiaodavida.com.br