A Huawei, por meio de sua subsidiária Huawei Digital Power, acaba de assinar um novo Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o Grupo Rio Alto de Energias Renováveis para o desenvolvimento conjunto de soluções de Inteligência Artificial voltadas para o setor fotovoltaico.

Nos próximos meses, a Rio Alto deve adquirir da Huawei novos equipamentos, como inversores e transformadores, para geração de mais um 1 GW de energia, ampliando ainda mais o projeto de 2,4 GW. Além disso, as duas empresas desenvolverão soluções de Inteligência Artificial para a automação, o monitoramento, o diagnóstico e o controle inteligente das operações.

Segundo comunicado da empresa, o Smart I-V Curve Diagnosis faz a integração entre a Inteligência Artificial com a operação e a manutenção (O&M). Trata-se de um sistema de rastreamento inteligente que realiza análises baseadas em big data, aplica algoritmos de diagnóstico inteligente, identifica strings defeituosas com precisão e gera relatórios. Por meio do aprendizado de máquina, a solução acumula experiência e otimiza modelos de falhas e transfere a O&M física para a digital.

Já o SDS é um algoritmo de Inteligência Artificial para inversores que faz o ajuste e o controle do ângulo dos rastreadores de forma automática e otimizada, promovendo maiores ganhos e rendimentos na geração de energia.