Até o final de 2025, a TSEA Energia prevê mais de R$ 50 milhões em investimentos em novas tecnologias e estrutura de inovação. Uma das iniciativas em fase de implantação é a Sala de Inovação, que até 2024 vai trazer um espaço de aceleração de ideias, criado a partir das necessidades da companhia e das novas demandas de mercado.

De acordo com a gerente de Excelência Operacional, Adelízia Oliveira, a intenção é desenvolver tecnologias e inovações, como IoT e machine learning, e, a partir de indicadores e dados gerados em cada área da empresa, identificar pontos de melhoria e desenvolver projetos relevantes e estratégicos.

 

Adelízia Oliveira, da TSEA:
Adelízia Oliveira, da TSEA: intenção é desenvolver tecnologias e inovações, como IoT e machine learning

Em maio de 2022, a TSEA Energia criou o Programa Transformação buscando fomentar a cultura da inovação na empresa. Por meio de uma plataforma digital, os colaboradores podem registrar ideias e soluções, posteriormente avaliadas quanto à sua viabilidade, relevância, diferencial no processo produtivo e ou de mercado. Trata-se de um incentivo para que cada colaborador se torne um agente da inovação.

Ainda segundo a gerente da TSEA, o programa foi criado com o objetivo de identificar soluções para a área de Engenharia de Processos. Devido a seu potencial, foi ampliado para toda a empresa. Já foram implementadas 11 ideias em diferentes áreas e 72 estão em fase de análise.

A empresa participa ainda do hub de inovação Fiemg Lab 4.0, e da Imersão na Indústria da Fiemg e mantém programas de aprendizado e capacitação por meio de parceria com o Senai, integrando o conhecimento técnico ao seu ecossistema de inovação.