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Baseado em suas necessidades em ter um controle maior sobre o número de inadimplências na companhia, a Copel contou com o desempenho da Fábrica de Software da Datainfo, empresa especializada em transformação digital, para construir seu novo sistema Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD). Em um processo inicialmente manual, onde eram analisadas a carteira de clientes e verificadas as possíveis perdas de receita, a distribuidora passou a contar com um sistema que automatizou todo esse processo e tornou possível a previsibilidade de inadimplência, permitindo uma organização mais assertiva para o planejamento financeiro da empresa.
O projeto, que teve duração de um ano, começou com dois meses de levantamento consistente, reunindo diariamente os times da Copel e da Datainfo. A equipe fez uma análise do cenário vigente utilizando AS-IS/TO-BE, com detalhamento de todos os requisitos de trabalho para identificar as funcionalidades necessárias e gerar um modelo de fluxo e processos com ganhos corporativos.
“Esse processo agilizou em 20% o tempo de resposta ao consumidor. O que levava entre 20 e 30 dias para ser analisado, agora leva 5 dias para a Copel ter um retorno sobre a inadimplência.”, destacou Gabriel Torres, Diretor de Serviços e Software da Datainfo.
Fábrica de Software da Datainfo
Contando com um sistema complexo, a plataforma importa dados de outras plataformas, em diversas bases de dados e agrupa tudo no mesmo sistema, o que gera 16 milhões de registros por mês. Com essas informações, a Copel realiza vários dados estatísticos, com várias regras, para gerar um resultado final. Paralelamente acontece a auditoria de todos os processos que a distribuidora realiza. Todos esses trâmites passavam pelo processo de aprovação dos gerentes, e conforme a Datainfo recebia o retorno de forma positiva, outra fase do projeto era iniciada. Segundo Leandro Anjos, Analista Scrum Master, responsável pelo projeto pela Datainfo esse projeto foi desenvolvido de forma exclusiva para a Copel, através de contrato firmado por meio de licitação pública.
Essa não é primeira vez que a Datainfo e Copel se unem para o desenvolvimento de um projeto. A parceria se iniciou em 2022 quando a Datainfo entregou um software totalmente customizado para a Ouvidoria da Copel que promoveu maior integração entre os setores da companhia, e ainda chamou atenção da Aneel pela sua funcionalidade, destacou a Torres.
O software de controle e operação da Ouvidoria foi desenvolvido para solucionar os desafios de plataforma de atendimento ao cliente, seus possíveis gargalos e limitações, concedendo mais agilidade à programação. O resultado foi uma automação no sistema, que permitiu ao atendente registrar uma única vez toda situação, sem a necessidade de utilizar diversas telas e softwares, ou se preocupar em transferir dados para diferentes setores e lidar com quedas e incompatibilidades entre aplicações utilizadas. Além disso, o novo software permitiu que os gerentes pudessem acessar o sistema fora do espaço físico da Ouvidoria, pelo próprio smartphone, dando mais agilidade às demandas.