A linha de transmissão, de 230 kV, Cascavel Oeste – Guaíra, no Paraná, teve sua alteração de tensão concluída e, a partir de agora, passará a operar em 525 kV. Os investimentos realizados pela CGT Eletrosul foram de aproximadamente R$ 38 milhões. O empreendimento foi finalizado em conformidade com o prazo estabelecido pela Resolução Autorizativa Aneel nº 8.795/2020, que definia o dia 08 de maio de 2023, como o prazo final para a conclusão dos serviços.

A CGT Eletrosul destacou que foram implantados dois novos módulos de entrada de linha de 525 kV, no arranjo disjuntor e meio, sendo um deles, na Subestação Cascavel Oeste (Copel GT) e o outro na Subestação Guaíra (pátio de 525 kV da AIE Ivaí). Em ambos os empreendimentos foi necessário a complementação do módulo geral de infraestrutura, com a construção de novas casas de controle para atender aos ativos da CGT Eletrosul.

(Divulgação: CGT Eletrosul)

A adaptação da LT Cascavel Oeste – Guaíra exigiu um novo reencabeçamento nos pátios de 525 kV, com novos trechos de linha na chegada das subestações Cascavel Oeste e Guaíra, com a adição de 1 km e 800 m, respectivamente. Também, para adaptar a LT a operar em 525 kV, foi realizada a substituição de 18 km de cabos para-raios.

Em comunicado, a companhia informou que participaram do comissionamento, os Departamentos de Engenharia do Sistema, de Manutenção e Apoio à Operação, de Automação, Proteção e Telemática, e de Operação, além de empresas contratadas, presentes desde o início das obras, em setembro 2022.