Foi encerrado na primeira quinzena de maio o escaneamento tridimensional da Itaipu Binacional. Com essa primeira fase finalizada, será possível agora concluir a modelagem 3D de toda a Área Industrial para dar continuidade aos projetos executivos na Atualização Tecnológica da Binacional.

O escaneamento criou uma espécie de retrato tridimensional fidedigno de toda área industrial, incluindo a parte externa. Esse retrato, capturado em formato de uma nuvem de pontos, será convertido em um Modelo da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM, na sigla em inglês), que trará um conjunto de todas as informações referentes à usina, como medidas exatas de todas as dimensões, incluindo metragem de cabos, fibras óticas, tamanhos de máquinas, espaços etc., destacou a geradora.

Esse modelo 3D digital substituirá os documentos estáticos e permitirá, a partir de agora, uma atualização constante de todas essas informações. O escaneamento durou nove meses e foi realizado em todas as cotas da casa de força, vertedouro e barragem pela empresa BIM Start, subcontratada do Consórcio Modernização Itaipu (CIM), que é o responsável pela execução da Atualização Tecnológica. A Diretoria Técnica conduziu os trabalhos e o acompanhamento em campo foi realizado pela Superintendência de Obras, com apoio das Superintendências de Manutenção e de Operação. A coordenação foi realizada pela Superintendência de Engenharia.