A Voltalia distribuiu cerca de 1.400 certificados de energia renovável (I-RECs, na sigla em inglês) de seus 16 empreendimentos certificados no Brasil para todo seu quadro de funcionários no país. Os I-RECs, que normalmente são vendidos a empresas que buscam neutralizar suas emissões, foram entregues individualmente em nome de cada um dos colaboradores da companhia.
Com a iniciativa, além de conscientizar os colaboradores sobre sua relevância no segmento de energias renováveis no país, a empresa endereça um dos maiores desafios do setor de energias renováveis para ser carbono neutro: as emissões indiretas de colaboradores e fornecedores, englobadas no escopo 3 do inventário gases do efeito estufa.
Segundo o diretor de ativos da Voltalia no Brasil, Amaury Neto, com a entrega desses certificados, a companhia conseguiu neutralizar as emissões de gases de efeito estufa relativo ao uso de energia nas residências de todos os colaboradores no Brasil, em 2022. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Totum, a Voltalia alcançou em 2022 a posição de companhia com maior número de empreendimentos com chancela REC Brazil, graças às 16 usinas geradoras de energia eólica que estão cadastradas no Programa. Juntas, estas usinas geram aproximadamente 2 milhões de RECs por ano.