A Neoenergia desenvolveu um projeto para auxiliar os seus principais fornecedores a atingirem os critérios de sustentabilidade por ela estabelecidos. Até 2025, a empresa tem como objetivo superar a marca de 80% dos seus principais parceiros comerciais com políticas e padrões de desenvolvimento sustentável implementadas. Para contribuir com esse processo, a Neoenergia tem oferecido assessoria e direcionamento de ações que possam promover a adequação dos fornecedores.
Para promover a sustentabilidade entre os seus fornecedores, o trabalho de assessoria da Neoenergia auxilia os parceiros a atingirem os padrões estabelecidos pela companhia. A empresa criou um modelo para avaliar o posicionamento e o desempenho de cada fornecedor em torno de três eixos fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e de governança (ética e compliance), alinhado com os princípios do código de ética da Neoenergia.
O modelo adotado pela Neoenergia avalia 43 quesitos relacionadas com ESG. Alguns exemplos de critérios avaliados no eixo ambiental são o cálculo de gases de efeito estufa, a redução de gases de efeito estufa e gestão do uso racional da água. No âmbito social, são estudados aspectos para garantir que a mão obra dos fornecedores esteja de acordo com legislação vigente, que o procedimento de contratação seja justo e com salário digno para todos os seus colaboradores e que possa haver políticas de igualdade e diversidade, bem como a participação de atividades sociais de apoio às comunidades onde está presente.
Por último, no eixo da governança, temas como possuir uma política de responsabilidade social corporativa, código de ética ou conduta própria, um sistema de compliance e uma plataforma de classificação e avaliação de fornecedores e terceiros com base em critérios ESG são avaliados de forma positiva pela Neoenergia.