A Eletrobras foi escolhida como a empresa embaixadora do movimento transparência 100%, do Pacto Global da ONU no Brasil, para os anos de 2023 a 2025. O objetivo do movimento é encorajar e capacitar companhias para irem além das obrigações legais, a fim de fortalecer seus mecanismos de transparência e integridade.
Ao aderir ao programa, a Eletrobras se compromete a fortalecer e replicar valores e metas de transparência já praticados na condução de seus negócios, em cinco áreas: estrutura de conformidade, remuneração da administração, central de denúncias, treinamento da cadeia de fornecedores e relacionamento com agentes públicos.
Além de embaixadora do movimento, a Eletrobras participa ativamente de iniciativas promovidas pelo Pacto Global, como a liderança no grupo de trabalho em direitos humanos para o setor elétrico e energético, a coordenação da plataforma anticorrupção e a participação como membro da “ação coletiva de integridade do setor de energia elétrica”.
Segundo a companhia, a atuação nesses grupos contribui para as discussões e reflexões sobre dados e tendências nas temáticas de compliance e direitos humanos, devida diligência e diversidade e inclusão, além de abrir caminhos para que a Eletrobras consiga mapear oportunidades e desafios na agenda das empresas brasileiras do setor e compartilhar conhecimento de forma colaborativa e sistematizada, inspirando a indústria global a atuar de forma assertiva nesse tema.