Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A State Grid é a marca de serviços públicos mais valiosa e forte do mundo, a estatal chinesa está avaliada em US$ 58,8 bilhões. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pela consultoria inglesa Brand Finance. A empresa é a que apresentou maior valor e pontuação de percepções de sustentabilidade.

A pesquisa neste ano foi realizada ante um cenário do mercado global de serviços públicos às voltas com as amplas repercussões da guerra da Rússia na Ucrânia. E como resultado, os preços da energia estão subindo e os governos europeus mudando seu foco para fornecedores de energia domésticos ou outros países europeus.

De acordo com a pesquisa, essa mudança gerou um aumento médio de receita de 21% para as marcas apresentadas no ranking Utilities 50 2023. A maior lucratividade teve um custo, levando a um declínio no valor da marca no ranking.

De acordo com a Brand Finance, essa tendência de queda é aparente e está na média de 4% nas pontuações do Índice de Força da Marca. Apesar do aumento da receita, não houve seu reflexo no crescimento do valor da marca. O aumento agregado é de apenas 3% em todo o ranking.

No final a State Grid é a empresa que aparece no topo do ranking sendo indicada como a mais valiosa e forte do mundo. A estatal manteve sua posição pelo sexto ano consecutivo, apesar de uma redução marginal de 2% no valor da marca para os US$ 58,8 bilhões calculados.

E a liderança parece estar longe de ser ameaçada, vale mais de US$ 47 bilhões a mais do que a segunda e a terceira marcas mais valiosas de Utilities, a italiana Enel para quem o valor da marca caiu 13%, para US$ 11,7 bilhões, e a francesa EDF, cujo valor da marca caiu 4%, para US$ 11,7 bilhões.

A pesquisa é feita anualmente com 5 mil das maiores empresas de serviços públicos. As 50 marcas de Utilities mais valiosas e fortes do mundo estão incluídas no ranking anual.

De acordo com a análise da consultoria, a State Grid deve muito do valor de sua marca ao seu domínio no mercado chinês de serviços públicos. No entanto, a luta prolongada da China com a pandemia de Covid-19 criou um ambiente operacional difícil para ao longo de 2022. Apesar desses desafios, a redução de 2% no valor da marca da State Grid é causada principalmente pela depreciação da moeda chinesa, o yuan, em relação ao dólar americano.

Força da marca e sustentabilidade

Além de calcular o valor da marca, a pesquisa determina a força relativa das marcas por meio de um scorecard equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o patrimônio das partes interessadas e o desempenho dos negócios.

A estatal chinesa lidera o ranking. É a única marca de Utilities a alcançar o status de classificação de marca AAA no ranking.

Outra área dessa pesquisa indicou que a RWE é a marca que mais cresce, 116%, para US$ 2,3 bilhões na comparação com a última edição. Essa empresa também é novata no ranking, chegando na 29ª posição de valor.

Segundo a Brand Finance, a RWE se beneficiou de condições favoráveis no mercado alemão de geração de energia, após um amplo desinvestimento na Rússia. Consequentemente, as marcas alemãs de utilities experimentaram um aumento notável em seu desempenho e valor de marca.

O crescimento agregado do valor da marca para as quatro marcas alemãs incluídas no ranking foi de 64%, tornando-se o país que mais cresceu. As outras marcas do país são a E.ON, EnBW e Uniper.

Como parte de sua análise, a Brand Finance avalia o papel que os atributos específicos da marca desempenham na geração do valor geral da marca. Um desses atributos, que vem se destacando rapidamente em importância, é a sustentabilidade.

O quesito avaliado é a como as empresas são percebidas nesse ponto e que é traduzido por uma ‘Pontuação de Percepção de Sustentabilidade’ (SPS). O valor que está vinculado às percepções de sustentabilidade, o ‘Valor das Percepções de Sustentabilidade’ (SPV), é então calculado para cada marca.

Além de ser a marca mais valiosa e mais forte, a State Grid também tem a maior Pontuação de Percepção de Sustentabilidade no ranking, com US$ 7,4 bilhões. A nota de percepção de sustentabilidade da marca foi de 5,64 em 10, também a mais alta do ranking.