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A fornecedora de energia digital, LUZ, expande suas operações e passa a oferecer, a partir deste mês, energia elétrica de matriz solar para os mercados consumidores de baixa tensão em Brasília (DF), parte do Litoral Paulista e Vale do Paraíba (SP), além de cinco cidades no Mato Grosso do Sul.

O plano de expansão da empresa no médio prazo prevê colocar em funcionamento 50 fazendas solares até 2024, gerando 5.500 empregos diretos e 15 mil indiretos. Com esses parques, a companhia estará apta a atender mais de 100 mil unidades consumidoras e transacionar 150 megawatts (MW) por meio de geração distribuída (GD) em todo o Brasil neste período.

“Nossos planos de expansão são, no curto prazo, colocar em operação, fazendas solares em Brasília, MS, MT e o restante do Estado de São Paulo. No médio prazo, planejamos colocar em funcionamento 50 fazendas até 2024, o que nos daria capacidade para atender mais de 100 mil unidades consumidoras por meio da geração distribuída”, disse o CEO da LUZ, Rafael Maia.

Em Brasília, uma fazenda solar já entrou em operação em maio e outras duas devem ser ativadas no decorrer deste ano. A primeira é de microgeração, com 1 megawatt (MW). As outras duas vão ofertar 5 MW cada até agosto deste ano. O fornecimento é pela rede da Neoenergia Brasília e a empresa pode contemplar até 9 mil unidades consumidoras nesta região do país.

Para 2023, Maia destacou que tem pela frente muito trabalho e aprendizado com as diferenças culturais e particularidades de cada região por onde a LUZ está expandindo as operações. “Para a LUZ, o consumidor deve ter sempre uma jornada de excelência e reais benefícios ao nos escolher como seu fornecedor, em que a tecnologia e preço serão diferenciais neste relacionamento. Vamos manter o custo zero para a instalação do medidor e o desconto de até 20% na fatura, além de melhoria contínua nas ferramentas tecnológicas que ofertamos. E para atender nossos clientes, vamos seguir com a implementação de novas fazendas solares e entradas em outras regiões do país.”, ressaltou.

Com relação a abertura de mercado no setor elétrico, o CEO da LUZ declarou que o país está muito perto de ter uma verdadeira revolução neste segmento, em que o consumidor passa a ser o protagonista desta história. “Isso significa que o consumidor vai poder escolher o seu fornecedor de energia elétrica, assim como aconteceu com telefonia há 20 anos. A LUZ, que iniciou suas operações em outubro de 2022, está pronta para acolher as demandas deste consumidor e atender os mais diferentes perfis que existem em nosso território. Nosso plano de expansão em geração distribuída compartilhada reflete o que buscamos dentro do mercado de energia elétrica. Esperamos atender esses novos consumidores oferecendo a ele uma jornada repleta de experiências inovadoras e 100% digital. Nosso objetivo é que a LUZ seja a empresa líder de energia do Brasil, pois também conta com o suporte e investimento do Grupo Delta Energia, um dos maiores e mais consolidados do País. Te adianto que nossos investimentos no setor elétrico apenas começaram porque este é um mercado em expansão e, certamente, vamos atuar em diversas frentes”, disse.

App LUZ

Trata-se de um aplicativo que usa a inteligência artificial para mostrar ao cliente como está o consumo de energia em tempo real por grupo de equipamentos.

Um medidor inteligente, instalado no painel de energia da residência, é conectado à internet e a sensores que identificam o comportamento de cada equipamento elétrico. Os dados são transformados em gráficos que podem ser visualizados pelo App LUZ. Esse monitoramento permite ao consumidor fazer a gestão do uso e horários de energia e, consequentemente, diminuir o valor da fatura no final do mês.

“Nós fornecemos essa ferramenta para auxiliar cada família a gerir e otimizar o consumo da energia. Em breve, teremos dicas personalizadas, já que o aplicativo está em constante evolução”, explicou o sócio-fundador da LUZ, Alfredo Silva.