Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Tereos anunciou que recentemente avaliou a comercialização de energia para varejistas e já deu o primeiro passo ingressando na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). “Aprovamos o ingresso na CCEE e agora estamos na fase de consolidação da documentação. Tudo isso para que possamos aderir os nossos consumidores varejistas em 2024”, disse o diretor comercial da companhia, Gustavo Segantini.

Segundo Segantini, eles ainda estão no período de prospecção e suporte aos clientes para que eles façam e organizem toda a documentação para poder fornecer energia a eles a partir de 2024. “Nós temos aqui na Tereos muitos clientes do varejo e da indústria que hoje compram açúcar e que não tem acesso ao mercado livre de energia e com isso temos essa vantagem nesse mercado”, disse.

Para o gerente de comercialização de energia da Tereos, Samuel Custódio, as perspectivas para o momento são boas. “Avaliamos que essa é uma oportunidade super importante e aprovamos aderir o nosso perfil na CCEE. Demos início a esse processo em abril e temos a perspectiva de concluir e ter a habilitação nos próximos meses para que possamos ter a possibilidade de já aderir os consumidores e até as nossas próprias unidades por meio do perfil na CCEE a partir de janeiro de 2024”, destacou. O executivo ainda afirmou que a Tereos possui um potencial no curto e médio prazo de ganhar pelo menos 250 clientes e isso representa algo próximo a 120 GWh de energia por ano na alta tensão.

Custódio ainda lembrou que a Tereos tem uma escala gigantesca de volume de consumo e já tem uma atuação na baixa tensão em parceria com a Lemon Energia e até então toda a atuação no mercado se dava através do mercado regulado ou no mercado livre por meio do perfil atacadista. “De acordo com os dados da CCEE, temos quase 170 mil consumidores conectados à alta tensão e que agora poderão usufruir dessa oportunidade”, explicou.

Com relação a oportunidade no mercado de eletromobilidade, Custódio declarou que essa será uma oportunidade de conectar a marca Tereos Energia direto com o consumidor final. “Será uma oportunidade de ter um acesso a uma energia com certificação de origem, garantia, limpa e sustentável. Estamos com várias negociações e conversas e em muito em breve vocês terão a notícia da nossa entrada nesse mercado”, disse.

Segundo o diretor comercial da companhia, Gustavo Segantini, a previsão de entrada nesse mercado é prevista ainda para 2023 e pretendem participar junto com parceiros do varejo, indústria ou os da indústria de carros elétricos. “Estamos construindo parcerias para fazer um modelo de negócio que ofereça para o consumidor final da melhor maneira possível a nossa energia Tereos, mas em parceria com os nossos clientes e parceiros. E devemos lançar ainda esse ano os primeiros eletropostos, o que deve acontecer no estado de São Paulo, onde há o maior consumo de carros elétricos”, afirmou.

*A repórter viajou a convite da empresa