A TotalEnergies e o Governo do Rio de Janeiro anunciaram na última sexta-feira, 26 de maio, a assinatura do Memorando de Entendimentos para colaborar com o desenvolvimento da geração eólica offshore no estado. O acordo, com duração de 2 anos, contempla a colaboração da empresa para os estudos relacionados aos incentivos fiscais, tributários e a expansão do sistema do Grid para futuros projetos.

De acordo com Charles Fernandes, Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil e Country Chair da Companhia no Brasil, o MoU reforça a sinergia da TotalEnergies com o movimento de expansão do mercado das eólicas offshore. Segundo ele, a companhia tem reconhecida experiência no segmento e a assinatura está alinhada com a estratégia de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e com o compromisso de investir a longo prazo no país.

No Brasil, a TotalEnergies avalia áreas desde o ano passado para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore. No final de 2022, a empresa anunciou a assinatura de um MoU com Prumo Logística, holding controlada pelo EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, para estudos que visam a instalação de bases de apoio logístico no Açu para apoiar projetos eólicos que venham a ser desenvolvidos pela TotalEnergies.