A Enerside, plataforma solar fotovoltaica totalmente integrada, presente no Brasil desde 2014, colocará em operação seus dois primeiros parques próprios em 2023 como Produtor Independente de Energia. A empresa que desenvolve, constrói, opera e mantém usinas solares fotovoltaicas em mercados de alto crescimento como Brasil, Itália, Espanha e Chile, consolida-se assim no mercado brasileiro, onde já é uma das principais plataformas fotovoltaicas do país, e possui um portfólio de 4,1 GWp de projetos desenvolvidos com equipes próprias em 5 estados diferentes e com 40 MWp construídos para clientes reconhecidos no mercado.
A empresa possui 3 escritórios e mais de 170 profissionais no Brasil, o que contribui para torná-la um dos principais players de energia solar do país. Na atividade de Geração Centralizada no Brasil, a Enerside possui 9 empreendimentos distribuídos em diferentes estados. Recentemente, obteve permissão para conectar à rede o projeto Pudong I de 207 MWp, localizado no estado do Ceará. Por outro lado, o projeto Ribeiro Gonçalves, no Piauí, do qual a Enerside vendeu 280 MWp de um total de 322p MW na fase Ready to Build (RTB), tem início previsto para 2023 e com financiamento para construir os 42 MWp restantes.
No segmento de Geração Distribuída, a Enerside continua em forte evolução e conta atualmente com mais de 30 MW divididos em 7 projetos desenvolvidos no Nordeste do país e que deverão estar em fase de RTB até o final de 2023.
Finalmente, também no Brasil, em novembro passado a Enerside assinou um contrato com a empresa brasileira Raízen para o fornecimento de 7 GWh por ano durante 15 anos, produzidos no parque fotovoltaico Rota do Sol I, com 3,2 MWp de potência, localizado no estado do Rio Grande do Norte, com previsão de entrada em operação nos próximos meses.
Parque Fotovoltaico Rota do Sol I
Outro projeto em fase final de implantação é o parque fotovoltaico de Itabira, em Minas Gerais, com potência de 3,1 MWp e que também faz parte dos nossos ativos próprios (IPP). Além destes projetos, novas usinas estão previstas para iniciar a construção no segundo semestre de 2023 nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.
A expectativa da companhia é seguir crescendo também em Geração Distribuída no Brasil. De acordo com o seu plano de negócios, a companhia espera alcançar 100 MWp de plantas solares de Geração Distribuída no Brasil em 2025 e para isso conta com oportunidades de mais de 200MWp em novos projetos.
Parque Fotovoltaico Itabira
Crescimento também na Europa
Com um portfólio de projetos de 5,5 GWp, a Enerside está avançando em seu caminho para se tornar um Produtor Independente de Energia (IPP), com 61 MWp em construção em seus projetos próprios globalmente.
Na Europa, a empresa reforçou a aposta em Itália, um dos mercados europeus com maior crescimento, e no qual a empresa espanhola se tornou um dos principais impulsionadores, com um dos maiores portifólios de projetos fotovoltaicos do país. Recentemente, fechou um acordo com o promotor AGE (Alternative Green Energy) para criar uma Joint Venture e somar um portfólio adicional de 1,8 GWp na Itália, para chegar a 2,6 GWp nesse mesmo país, com o qual seu portfólio global se posicionou em 7,1 GWp.
(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)