A Neoenergia inaugurou um sistema fotovoltaico no campus da Unicamp, em Limeira (SP), com capacidade de gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 300 residências. As três usinas solares também vão proporcionar uma redução em torno de 33% no consumo de energia, o que representa uma economia mensal de cerca de R$ 60 mil na conta, além de contribuir para a preservação e a descarbonização do meio ambiente.
De acordo com a empresa, a iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia, regulado pela Aneel, por meio da Neoenergia Elektro, possui um sistema com 978 painéis e abrange o fornecimento para a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), que reúnem mais de 3 mil pessoas, entre alunos e professores.
Além das usinas solares, a Neoenergia destacou que já providenciou 6.729 lâmpadas LED que foram colocadas nas edificações da universidade, o que garante a modernização da iluminação interna dos prédios. Os sistemas fotovoltaicos totalizam 528,12 kWp e têm capacidade de geração anual de energia estimada em 722 megawatt-hora. O projeto passou por todas as avaliações e os estudos necessários. As etapas de instalação e de comissionamento foram concluídas em maio deste ano.
Desde 2008, a Neoenergia, entre outras ações, trocou mais de 5,8 milhões de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por de tipo LED; instalou 15,7 MWp de geração solar fotovoltaica em telhados de consumidores; reciclou 7.695 toneladas de resíduos sólidos; instalou 8.361 aparelhoes de ar condicionado mais eficientes, mais de mil motores e bombas para indústria e saneamento; e doou 278 mil refrigeradores domésticos à população de baixa renda.