A Appian Capital Advisory LLP, fundo de investimentos britânico, e a Detronic Energia, hub de soluções em energia renovável, anunciaram uma parceria de energia limpa para desenvolvimento de um portfólio de 20 parques solares, com capacidade total de 62,4 MWp, em Minas Gerais.

Com isso, a Appian Capital Brazil, unidade de negócios da Appian Capital Advisory LLP, faz importante movimento em sua estratégia de negócios no mercado brasileiro e expande sua atuação também para segmento de energia limpa. Neste primeiro momento, o objetivo da joint-venture, formada entre as empresas, é atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. Por isso, será desenvolvido um portfólio de usinas solares de pequeno porte, de fácil construção e baixo risco, em Minas Gerais, estado que é uma das regiões mais atrativas para projetos fotovoltaicos, devido à excelente irradiação solar e a incentivos fiscais.

A Appian Capital Brazil avalia também oportunidades para construção de fazendas solares adicionais em suas operações. A construção das 20 usinas solares em território mineiro está prevista para o segundo trimestre de 2023. O desenvolvimento do portfólio de energia renovável no Brasil servirá como proteção e reduzirá a exposição da Appian a futuros aumentos de preços de energia em suas operações no país.

A Detronic Energia irá liderar a construção dos parques solares. A empresa possui 34 parques solares recentemente construídos e conectados à rede, bem como outros 47 em construção. As atividades atuais da companhia especializada em energias renováveis substituem o equivalente à emissão de 6.263 toneladas de CO2 por ano.