O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse durante encontro com prefeitos na Paraíba que o verdadeiro potencial para avançar na agenda da geração de energia limpa e sustentável está nos municípios. “O Brasil possui recursos renováveis de alta qualidade, como o etanol, energia solar e eólica, que já são competitivos e impulsionam o crescimento da oferta de energia limpa”, destacou nesta quinta-feira, 1º de junho, na abertura seminário “Reflexões sobre o futuro das cidades”, promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos, em João Pessoa.

Segundo o ministro, cabe aos gestores públicos buscar investimentos para impulsionar a transição energética e promover o desenvolvimento sustentável. Ele disse que a transição traz não apenas benefícios ambientais, mas também econômicos.

Em entrevista na saída do evento, o ministro falou sobre a importância da interação do governo federal com as prefeituras. “Como eu disse, são aqueles que estão próximos da comunidade. Então, no dia a dia das pessoas é na porta dos prefeitos que a comunidade bate.”

Também lembrou que os governadores do Nordeste cobraram linhas de transmissão para o escoamento dos projetos de energia renovável na região, repetindo que o próximo leilão de transmissão marcado para o fim de junho prevê investimentos de R$15 bilhões. A meta do governo é licitar, até o meio do ano que vem, R$ 56 bilhões de reais em novas instalações, repetiu, observando que esse pacote de projetos vai destravar investimentos nacionais e internacionais em energia eólica e solar fotovoltaica.