A PSR e Centro Elettrotecnico Sperimentale Italiano Giacinto Motta assinaram contrato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico para o desenvolvimento de ferramentas que consigam medir, em termos financeiros, os impactos positivos da atuação do ONS no setor elétrico e na população. A iniciativa faz parte da segunda fase do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (Projeto Meta II), e tem investimento previsto da ordem de US$ 38 milhões.
O projeto será financiado com recursos do Banco Mundial e terá vigência até 28 de maio de 2025. A contratação foi feita pelo ONS, em processo de licitação.
Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o Projeto Meta prevê ações de apoio à eficiência em todos os setores do MME, com medidas que visam não apenas à competitividade, mas também à modernização institucional desses setores. O contrato firmado pelo ONS é um dos subprojetos vinculados à proposta.
O trabalho prevê o lançamento de um boletim anual, que será divulgado em canais digitais. A PSR e a instituição italiana devem desenvolver também um conjunto de indicadores que permitam avaliar a evolução do Sistema Interligado Nacional e a performance do Operador em suas atividades.