A 2W Ecobank assinou um contrato com a SJC Bionergia para compra de 18.000 MWh de certificados I-REC de biomassa, vindo do processo da cana de açúcar. A certificação é um meio reconhecido internacionalmente de se comprovar a origem renovável da energia e evidenciar a preocupação de empresas com a sustentabilidade. Cada um equivale a 1 MWh de energia renovável, podendo ser utilizados a na declaração das emissões de escopo 02 (energia elétrica adquirida).

Segundo o Instituto Totum, responsável desde 2011 pelo desenvolvimento e gestão do sistema de certificação de energia renovável voluntária no Brasil e emissor de “RECs” no Brasil pelo I-REC Standard, foram emitidos mais de 20 milhões de Certificados de Energia Renovável no ano passado, e a expectativa para 2023 é que o volume transacionado seja em torno de 50 milhões, devido a conscientização das empresas em relação a importância de compensarem suas emissões.

O Brasil é o segundo maior mercado de I-RECs entre os países do REC Standard, sistema adotado em países da América Latina, Ásia e África, ficando atrás apenas da China. Quando comparado ao Estados Unidos e Europa, o país está atrás em função das imposições legais às empresas, impulsionando os volumes comercializados. Nesses mercados, que adotam sistemas próprios de certificação, as transações oscilam de 500 milhões a 600 milhões de certificados por ano.