A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu suspender de forma retroativa, a partir de 19 de junho de 2021, a operação comercial da unidade geradora UG05, de 21 MW, da UTE Maracanaú I, localizada no município de Maracanaú no estado do Ceará, outorgada à Maracanaú Geradora de Energia S/A.
A unidade geradora se encontra inoperante desde 19 de junho de 2021, devido a um princípio de incêndio. No entanto, a previsão inicial de retorno a disponibilidade estava prevista para 31 de agosto de 2021. A Maracanaú Geradora foi informada pelo ONS sobre a possibilidade de suspensão da operação comercial da UG05, pois a indisponibilidade ainda permanece, sendo oportunizada apresentação de justificativas e argumentos para impedir tal ato no prazo de 10 dias corridos, a partir do recebimento do referido Ofício, que foi recebido em 18 de abril de 2023.
A Maracanaú Geradora, em resposta ao Ofício, informou que a UG05 retornará à disponibilidade após substituição das pontes, retificadoras, varistores e diodos da excitatriz, considerando que o gerador já está montado na referida UTE, com a décima previsão de conclusão dos reparos para 30 de junho de 2023. Dessa forma, disse a empresa, não é útil nem necessária a suspensão da situação operacional da UG05.