fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Grupo CPFL está desenvolvendo ações para identificar e monitorar áreas protegidas, engajar a população em ações de plantio e conservação de vegetação nativa, e para realocar linhas aéreas para terrenos fora de áreas de preservação ambiental. A ideia da iniciativa é preservar e regenerar a biodiversidade no entorno de seus ativos.
De acordo com a empresa, foram mapeadas 25 áreas dentro da área de concessão da CPFL Paulista e em 11 dessas áreas há redes elétricas atravessando o interior das áreas de preservação ou passando em seus limites. Para cada uma dessas 11 foi realizada uma avaliação da situação, de alternativas de modernização de redes no entorno e de possibilidades de realocação. As ações de modernização ou retirada das redes foram iniciadas em 2022, e seis já foram concluídas. Outras cinco terão suas obras finalizadas até o fim deste ano.
No total, estão sendo trabalhados 44 km de redes elétricas, preservando-se uma área de 23 hectares. No total, 23 km de redes serão removidos e outros 21 km serão modernizados e substituídos por um padrão mais moderno e seguro, contribuindo para a minimização de riscos nessas áreas. Essa medida permitirá a regeneração da biodiversidade e a ampliação do fluxo genético e trânsito de animais.
Já a CPFL Transmissão, responsável pela transmissão de energia elétrica em todo o Rio Grande do Sul, também está com um trabalho forte de conscientização e engajamento da população de Concórdia (SC). Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a equipe de Sustentabilidade da CPFL Energia participou de um evento no Parque Estadual Fritz Plaumann, com um plantio simbólico de algumas das 11 mil mudas que serão disponibilizadas à população local.