Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Recentemente, o Sicoob inaugurou uma usina fotovoltaica com 283 painéis solares e potência instalada de 152,82 kWp. Aprovada e registrada pela distribuidora de energia elétrica do Distrito Federal, Neoenergia, a usina foi instalada nos telhados da Sede I do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), em Brasília, e representa um investimento estratégico em energia limpa e renovável.

De acordo com o Sicoob, a redução anual de emissões de carbono da UFV deve chegar a aproximadamente 70 toneladas. O diretor executivo de tecnologia da informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, destacou que há vários benefícios para a empresa, principalmente ambientais e financeiros. Pois, segundo ele, Brasília possui um dos melhores e mais vantajosos índices de radiação solar do Brasil, o que justifica a construção da usina fotovoltaica do Sicoob e reduz o tempo de retorno sobre o investimento.

Já o superintendente de infraestrutura e operações de TI do Sicoob, Dênio Rodrigues, afirmou que a economia anual estimada é superior R$ 116,5 mil. Quantia essa que poderá ser destinada a outros projetos de melhoria, que gerem benefícios financeiros e sustentáveis ao Sicoob e à sociedade.

A expectativa é que a usina fotovoltaica fique em operação por pelo menos 15 anos, podendo chegar a 25 anos, mantendo a capacidade de geração de energia acima de 80% da capacidade nominal atual.

O Sicoob também inaugurou vagas para carregamento de carros elétricos, também no Centro Cooperativo, para incentivar o uso de veículos que não dependam do consumo de combustíveis fósseis.