fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Faltando um semana para o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), o evento que será realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Hotel Windsor Oceanico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, está com os ingressos presenciais esgotados. O Enase, que acontecerá de forma híbrida, ainda tem ingressos disponíveis para a transmissão online.
Promovido pelo Grupo Canal Energia by Informa Markets, o Enase 2023 está celebrando 20 anos, e terá como tema “Construindo caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro”. Uma das novidades desta edição é a Arena Enase com temas específicos e altamente relevantes para o mercado, como hidrogênio verde, gás natural e eletromobilidade. O maior evento do setor elétrico vai contar ainda com novos espaços para negócios, networking e soluções.
“O ENASE é o maior encontro de líderes e profissionais do setor elétrico no Brasil. A partir do evento, grandes parcerias e conexões são estabelecidas e, por isso, a cada ano ele vem ganhando mais força e a presença de novas empresas e participantes”, comenta Hermano Pinto Jr – Diretor no portfólio de Energia e Infraestrutura da Informa Markets.
O congresso principal do Enase terá oito painéis com nomes reconhecidos pelo mercado. O primeiro tema em debate será “Uma visão ampla do setor elétrico – Liderando a Transição Energética”. Com a moderação de Alexandre Canazio e a participação dos debatedores Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL, Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral da ONS, Angela Livino, presidente interina da EPE e Alexandre Ramos, presidente da CCEE, falarão sobre Net Zero e abertura de mercado.
O segundo painel do dia vai discutir os caminhos para os avanços dos negócios no setor elétrico com a presença dos debatedores Rodrigo Ferreira, presidente da Abraceel, Mario Menel, presidente da ABIAPE/FASE, Alexei Vivan, presidente da ABCE, Max Xavier Lins, presidente da ENEL/ABDIB e Guilherme Velho, presidente da APINE. Logo após um coffee break, o terceiro painel do dia vai ser voltado para a “Transição Energética – Os desafios globais para atingir o net zero”. O evento terá palestra de Adriano Correia, líder de energia da PWC, e moderação de Giovani Machado, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE. Os debatedores serão Elbia Gannoum, presidente-executiva da ABEEólica, Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, Alessandra Torres, presidente da ABRAPCH, Charles Lenzi, presidente da ABRAGEL e Xisto Vieira, presidente da ABRAGET.
O último painel do dia será uma comemoração aos 20 anos do encontro e reunirá as principais personalidades que ajudaram a construir o Enase. O moderador Alexandre Canazio, editor-chefe do CanalEnergia, vai receber Luiz Barroso, fundador da PSR, Jerson Kelman, ex-diretor-geral da ANA e Aneel, Joisa Dutra Saraiva, diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura (FGV CERI), Edvaldo Santana, CEO da Negócios de Energia/ NEAL e Leontina Pinto, diretora-executiva da Engenho Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria.
No dia 22 de junho, o primeiro painel será o tradicional Fórum de CEOs com o tema “A transformação do setor como desafio do século XXI”. O debate terá a presença de Wilson Ferreira Jr, CEO da Eletrobras, Mauricio Tolmasquim, diretor-executivo de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia, e Fernando Cezar Maia, VP de Regulação da Energisa. A moderação será de Mauricio Godoi, subeditor do Portal CanalEnergia.
O segundo painel do dia irá tratar da “Renovação das Concessões – Expectativas do setor- As oportunidades no processo de renovação”. O painel será iniciado com João Carlos Melo, presidente da Thymos Energia, seguido de debate com Marcos Madureira, presidente da ABRADEE, Tiago Aragão Soares, diretor de Assuntos Econômico – Financeiros da ABRATE e Flavio Neiva, presidente da ABRAGE. A moderação será de Agnes da Costa, diretora da Aneel.
Durante a tarde, será apresentado um painel sobre a reta final para abertura da Alta Tensão e o novo mercado de energia. Érico de Brito, sócio da Excelência Energética, fará uma palestra inicial, seguida de debate com Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, Carlos Faria, presidente da ANACE, Carlos Evangelista, presidente do Conselho da ABGD, e Carlos Brandão, presidente da ABAQUE. A moderação será de Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE.
O último painel do evento abordará o tema “Operação: Atingindo as metas do carbono neutro e garantindo a segurança do sistema”. Rafael Kelman, diretor-executivo da PSR, fará uma palestra sobre uma matriz diversificada e descentralizada e a segurança do sistema e a operação do SIN em tempos de mudanças climáticas. Na sequência, acontecerá um debate com Fernando Luiz Zancan, presidente da ABCM, Celso Cunha, presidente da ABDAN, Yuri Schmitke, presidente da ABREN e Newton Duarte, presidente da Cogen. A moderação será de Christiano Vieira, diretor de operações da ONS.