Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Brasol, empresa com capital da Siemens com projetos de geração de energia limpa, e a (re)energisa, braço de soluções energéticas do Grupo Energisa, inauguram o primeiro projeto no modelo Energy as a Service (EaaS) em Minas Gerais. A subestação irá reduzir o custo operacional para Companhia Industrial Cataguases, além de melhorar a qualidade e dobrar a disponibilidade de energia para a operação.

Segundo a empresa, o investimento de R$ 11 milhões foi feito integralmente pela Brasol, que será responsável também por subsidiar os custos da manutenção preventiva, corretiva, emergencial e pelo monitoramento ao longo dos 10 anos de duração do contrato.

O projeto desenvolvido contemplou a construção da subestação de 69/22 kV e 650 metros de linha de transmissão em 69 kV. A elevação da classe de tensão de média (2,5 MW) para alta (5 MW) traz parte da economia no custo da energia para a fabricante de tecidos que está ampliando sua capacidade de produção. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, a energia elétrica representa cerca de 15% dos custos para as empresas no setor.